
Categoria: Artigos
Data: 13/08/2025
“Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?” (Isaías 40.13)
Continuando com a descrição da majestade incomparável do Senhor, agora, o profeta Isaías destaca o fato de o Espírito do Senhor não ser guiado nem ensinado. Isso porque não tem ninguém acima dele para o guiar. Não tem ninguém mais sábio do que ele para o aconselhar. Deus detém todo poder, por isso, não pode ficar na dependência de outro ser. Deus detém todo o conhecimento, por isso, não pode ser ensinado, pois tudo sabe, tudo vê e a todos sonda.
Deus é a própria luz que guia, por isso, não pode ser guiado. Deus é a própria luz da verdade, por isso, não pode ser ensinado. Ele não conhece caminho desconhecido para ser guiado por outro. Ele é o próprio caminho. Deus não tem áreas desconhecidas a serem exploradas. Ele conhece o revelado e o oculto. Para ele o desconhecido é inexistente. Ele não é surpreendido por nada nem é ajudado por ninguém. Ele é o ajudador. Ele é guia seguro.
Os deuses dos povos precisam ser carregados, mas Deus é quem nos carrega. Os deuses dos povos precisam ser servidos, mas Deus é quem nos dá a vida, a respiração e tudo o mais, pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Dele procede toda boa dádiva. Ele é a fonte de todo dom perfeito. Nele temos tudo o que precisamos para viver uma vida plena, maiúscula e abundante.